Rede Mesh, a rede do OLPC
Saiba um pouco mais sobre a rede Mesh, usada nos notebooks do programa OLPC (One Laptop per Child, ou “Um Laptop por Criança”).
O programa OLPC foi criado pela ONG de mesmo nome e pretende distribuir um laptop para cada aluno das escolas de diversos países, inclusive as escolas brasileiras. Aqui no Brasil os testes estão sendo realizados por universidades federais ( UFRGS - Rio Grande do Sul, UnB - Brasília, UFPB - Paraíba, Ufam - Amazonas, USP - São Paulo e UFF - Rio de Janeiro). Um relatório com os resultados dos testes deverá ser entregue ao Governo Federal em setembro, segundo a previsão. O relatório indicará os resultados dos testes feitos com a rede Mesh em diferentes regiões do país.
Estes testes estão acontecendo para determinar a capacidade de funcionamento e abrangência de uma rede mesh criada pelos laptops. As redes Mesh são redes sem fio que permitem a comunicação entre os laptops do programa. Como toda rede sem fio atual, a Mesh sofre influências de topografia e interferência por parte de outras fontes de sinal. O que pode inviabilizar a adoção destas redes em alguns locais.
“A idéia é que os testes cubram diferentes regiões, por que a vegetação e a topologia podem influenciar no alcance dos computadores”, explica Luiz Cláudio Schara Magalhães, do laboratório Midiacom, da UFF. Alguns testes feitos no Amazonas irão determinar a capacidade de comunicação entre os laptops quando estes estiverem em margens diferentes de um rio.
No campus de Engenharia da UFF já existe uma rede Mesh para uso gratuito dos alunos. Esta é aprimeira rede Mesh em funcionamento no país, outras serão implantadas nas universidades federais do Pará e Paraná.
Graças a rede Mesh as crianças não irão perder o acesso a internet quando levarem o laptop para casa. Isto acontece porque em uma rede dessas cada ponto (laptop) funciona como um retransmissor do sinal. O sinal que partirá de uma escola irá cobrir uma área de 500 metros ao redor daquela escola. Se dentro destes 500 metros houver algum aluno com um laptop OLPC ele terá acesso a internet através do sinal da escola e irá ampliar o sinal por mais 500 metros, e assim por diante. Ou seja, com 10 alunos a rede poderia cobrir uma distância de 5 quilômetros.
Durante testes em Itaipuaçu (Rio de Janeiro) os laptops conseguiram se comunicar a uma distância máxima de 200 metros, mas isto aconteceu por que na região existem provedores de acesso que usam redes wi-fi, e o sinal destas redes interferiu na comunicação dos laptops. Já em Jaconé (Rio de Janeiro) a comunicação foi mantida entre distâncias de 550 metros, pois não existia nenhuma fonte de interferência.
“Um sujeito na Austrália conseguiu mais 1 Km de distância, mas ele estava no meio do deserto, em terreno absolutamente plano”, compara Schara.
Dois pontos merecem atenção, o primeiro se refere a velocidade de navegação na internet quando um laptop estiver longe do ponto de acesso; e o segundo diz respeito ao desligamento de um laptop que esteja funcionando como retransmissor de sinal.
A velocidade de acesso se reduz a metade a cada salto (laptop) da rede. Isto é, se a internet tem uma velocidade de 8 Mbps na escola, na casa do primeiro aluno ela estará a 8 Mbps, já em uma conexão entre este primeiro aluno e o segundo a conexão apresentará uma velocidade de 4 Mbps. No próximo salto teremos 2 Mbps, no seguinte 1 Mbps e depois 512 Kbps. Isso mostra que a quantidade de saltos é bem razoável até que a velocidade chegue aos 512 Kbps ou mesmo 256 Kbps. Permitindo que uma área de 5 ou 6 quilômetros seja coberta com uma capacidade boa de navegação.
Se eu estiver recebendo a conexão de um outro laptop e esse for desligado, eu perco a minha conexão com a internet???
Segundo o pessoal da UFF, não. Isso acontece por que o OLPC tem um chip na sua placa mãe que continua funcionando como retransmissor mesmo quando o equipamento está desligado. A bateria do laptop suporta o funcinamento deste chip por até quatro dias, já com o computador ligado ela suporta oito horas de uso.
Interessante demais o funcionamento deste padrão de rede sem-fio. Eu sempre fiquei pensando que estes laptops não teriam a menor utilidade por que estariam sem conexão quando estivessem fora da escola… Estava enganado…
Nota: Parte do texto foi retirado da Revista “A Rede”, publicação gratuita sobre inclusão digital que é distribuída para ONGs e outros projetos sociais. A revista e seus artigos estão sob a licensa Creative Commons. Mais informações em: www.arede.inf.br.
Outras fontes de Informação:
Site do OLPC - http://www.laptop.org/index.pt_BR.html
Site do Laboratório Midiacom da UFF - http://icarai.midiacom.uff.br
Tags: olpc, laptop olpc, one laptop per child, um laptop por criança, mesh, rede mesh



















